Brasil estreia com 2×0 sobre a Venezuela na Copa América Feminina

Por Redação 14/07/2025, às 13h30 - Atualizado às 13h30

A seleção brasileira feminina de futebol venceu a Venezuela por 2 a 0 neste domingo (13), em sua estreia na Copa América. Em uma atuação apagada de Marta, que começou entre as titulares, o time comandado por Arthur Elias teve dificuldades na criação de jogadas e apresentou falhas no meio-campo, mas confirmou o favoritismo mesmo atuando na altitude de 2.850 metros de Quito, no Equador.

Com o resultado, o Brasil soma os mesmos três pontos do Paraguai, que mais cedo goleou a Bolívia por 4 a 0, e fica na segunda colocação do Grupo B, atrás no saldo de gols. A chave também conta com a Colômbia. Já o Grupo A é composto por Argentina, Chile, Equador, Peru e Uruguai. Pelo regulamento da competição, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais.

O Brasil é o grande dominador da história da Copa América Feminina, torneio que teve início em 1991. Das nove edições já realizadas até 2022, a seleção conquistou oito títulos, incluindo os quatro mais recentes.

Apesar do favoritismo, foi a Venezuela quem começou pressionando e criou as melhores chances na primeira etapa, exigindo boas defesas da goleira Lorena. A seleção brasileira só reagiu aos 31 minutos, quando Isa Haas deu ótimo passe para Gio Garbelini. Ela avançou pela direita e cruzou rasteiro para Amanda empurrar para o gol, foi a única finalização do Brasil no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Brasil manteve o domínio da posse de bola, mas seguiu encontrando dificuldades para furar a defesa venezuelana. Marta teve atuação discreta e foi substituída por Dudinha aos 28 minutos. A entrada da jovem deu novo fôlego ao ataque, e a seleção criou boas oportunidades, desperdiçando duas chances claras aos 36, com Dudinha e Luany.

O gol que selou a vitória saiu aos 42 minutos, com Duda Sampaio aproveitando a sobra para marcar o segundo e fechar o placar.