
Um avião da Azul atolou ao tentar decolar do aeroporto de Fernando de Noronha, neste domingo (22). A aeronave, com destino ao Recife, estava se preparando para o voo quando o asfalto da pista cedeu sob a roda traseira durante o procedimento de “pushback”, que antecede a decolagem. Ninguém ficou ferido.
O incidente ocorreu por volta das 11h, poucos minutos antes da decolagem prevista para as 11h10. Funcionários da empresa trabalharam para retirar o asfalto sob a roda e desatolar a aeronave, que já foi removida do local.
Segundo a companhia aérea, os passageiros desembarcaram em segurança, receberam assistência e foram reacomodados em outros voos. A Azul informou que a aeronave passará por inspeção técnica.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), responsável pela pista, afirmou que o incidente não comprometeu as operações do aeroporto, que seguem normalmente. A pista, requalificada e entregue no primeiro semestre de 2025, permanece funcional e dentro dos padrões técnicos exigidos.
Como medida preventiva, reparos emergenciais serão realizados na área afetada. Além disso, está prevista para o início do segundo semestre a reestruturação das pistas de taxiamento e do pátio de aeronaves.
A concessionária Dix Aeroportos também confirmou que acionou os planos de emergência e manteve as operações regulares. O voo AD4719 da Azul decolou às 14h10 com destino a Recife.
O pátio de manobras, onde ocorreu o incidente, faz parte do sistema de pista que passa por processo de requalificação conduzido pelo governo de Pernambuco.