Bruno Reis comenta greve dos garis e prevê cidade “zerada” até segunda

Por Redação 26/06/2026, às 12h25 - Atualizado às 12h25

Por Mirian Silva, com informações de Záfya Tomaz

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, comentou nesta sexta-feira (26) os impactos da greve nacional dos garis e afirmou que a coleta de lixo na capital já foi retomada, mas que a normalização completa do serviço deve ocorrer até o início da próxima semana. A declaração foi dada durante a assinatura da ordem de serviço para as obras de urbanização e qualificação da Comunidade Pé Preto, no Nordeste de Amaralina.

Segundo o prefeito, o movimento grevista é de caráter nacional e não cabe à Prefeitura de Salvador decidir sobre a principal reivindicação da categoria.

“Primeiro, uma greve que nada tem a ver com Salvador, é um movimento nacional e que a Prefeitura não tem gestão sobre isso. Como é que a Prefeitura pode impor que o Senado da República vote um piso dos garis? Então, objetivamente, cabe ao Congresso Nacional decidir pela aprovação do piso ou não. Não há nada que a Prefeitura aqui possa fazer, nem as empresas concessionárias”, afirmou.

Bruno Reis reconheceu, no entanto, que a paralisação provocou acúmulo de lixo em diversos pontos da cidade e disse que a situação não poderia ser resolvida imediatamente após o fim da greve.

“É óbvio que isso trouxe um prejuízo grande à cidade. Dois dias sem coleta de lixo é um acúmulo grande e nós não conseguimos resolver de um dia para o outro”, declarou.

O prefeito informou que os serviços foram retomados com força total e que todas as equipes seguem mobilizadas para eliminar o lixo acumulado.

“A situação normalizou no dia 25. No dia 24 a gente voltou com força total. Todas as equipes estão na rua, operação máxima, esforço máximo em conjunto e vamos passar o final de semana para deixar a cidade zerada”, disse. Segundo ele, a expectativa é de que a limpeza seja concluída entre domingo e segunda-feira.