Operação Conexão prende chefes do Comando Vermelho da Bahia em Minas Gerais; saiba mais

Por Redação 17/07/2025, às 12h48 - Atualizado às 12h48

Uma operação integrada entre forças de segurança da Bahia e de Minas Gerais prendeu, na manhã desta quinta-feira (17), dois chefes da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE/CV), que é um braço do Comando Vermelho com atuação no extremo sul baiano. Os criminosos foram capturados em Betim (MG), durante a Operação Conexão, que contou com a participação de mais de 50 agentes.

Também foram presos em flagrante a esposa de um dos traficantes e um comparsa. A ação contou com a atuação conjunta do Ministério Público da Bahia (Gaeco Sul), das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além da Polícia Federal.

Com os criminosos, foram apreendidas duas submetralhadoras e diversas munições. Nos imóveis usados como esconderijos, as equipes localizaram celulares, armas, dispositivos eletrônicos e drogas. Um dos presos é apontado como responsável pela logística de distribuição de entorpecentes da facção; o outro, líder operacional nos bairros Gusmão e Centro, em Eunápolis, tem envolvimento em homicídios, incluindo um caso de 2019 que resultou na morte de uma criança.

A operação é resultado de investigações iniciadas em 30 de maio de 2025, quando outra ação realizada em Eunápolis apreendeu mais de um quilo de maconha, 528g de haxixe, balança de precisão, máquinas de cartão, caderno de anotações, comprovantes bancários, HD com imagens de segurança e diversos itens usados no tráfico de drogas.

Além dos mandados de prisão, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar. As forças de segurança não descartam novas fases da operação, que tem como objetivo central erradicas facções criminosas no extremo sul baiano.