Bolsonaro cancela compromissos e ficará em repouso absoluto durante o mês de julho

Por Redação 02/07/2025, às 08h57 - Atualizado às 08h47

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou todas as suas agendas públicas e permanecerá em repouso absoluto durante o mês de julho. A decisão foi comunicada nesta terça-feira (1º), após consulta médica de urgência, motivada por crises recorrentes de soluço e vômito, sintomas que, segundo o próprio Bolsonaro, o impedem até de falar.

Em nota divulgada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente informou o cancelamento de compromissos previamente marcados nos estados de Santa Catarina e Rondônia. Também foi suspensa sua participação no lançamento do programa PL60+, na Câmara dos Deputados, no Distrito Federal.

Bolsonaro, de 70 anos, passou em abril por sua sexta cirurgia abdominal desde o atentado sofrido em 2018, durante a campanha eleitoral. O procedimento, que durou 12 horas, foi seguido por uma internação de 21 dias. Apesar das recomendações médicas, ele participou recentemente de atos públicos, incluindo uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (29), quando discursou por cerca de 30 minutos sob o sol.

O agravamento do quadro de saúde ocorre em um momento delicado para o ex-presidente. O Supremo Tribunal Federal (STF) avança na fase final do processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado. As alegações finais já foram apresentadas, e o julgamento pode ser pautado para setembro. O afastamento médico compromete a estratégia de Bolsonaro de mobilizar sua base política diante da iminência do julgamento.