Gabriela Encinas
O secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão (PP), levantou a possibilidade de que o Partido Social Democrático (PSD) esteja trilhando um caminho semelhante ao que levou o Partido Progressistas (PP), em especial o deputado federal João Leão, a romper com o grupo petista antes das eleições de 2022. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (3), e durante entrevista o político evitou antecipar decisões sobre as eleições de 2026.
“A gente não pode tratar isso apenas no campo da especulação. Agora vejo hoje todos os sinais do PSD, da mesma coisa que aconteceu com o João Leão e com o PP há três anos”, afirmou Cacá Leão, ao comentar o atual ambiente político envolvendo o senador Angelo Coronel (PSD), com quem afirma manter um diálogo aberto.
Em 2022, o então vice-governador tentou um acordo com o PT para liderar a chapa ao governo do estado, mas não obteve êxito. O impasse entre João Leão e o PT resultou no rompimento com o grupo petista e na migração do PP para a oposição. A estratégia, no entanto, fracassou nas urnas e terminou com a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).
Quando questionado sobre as eleições o secretário preferiu não entrar muito no assunto afirmando que “agora, conversar sobre 2026, isso vai acontecer em um momento oportuno que é no ano que vem […] Eu sou um cara forjado no diálogo, nasci na política […] Pra todos os outros prefeitos do progressistas pra que a gente continue junto, que a gente caminhe junto, pra trabalhar pra construir uma Bahia melhor, tenho certeza que ninguém que tá vivendo os dias de hoje tá satisfeito com os rumos que o nosso estado e que o nosso país estão tomando”.