Eduardo Leite rompe com o PSDB após 24 anos no partido

Por Redação 09/05/2025, às 10h50 - Atualizado às 12h02

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quinta-feira (8) sua saída do PSDB, partido ao qual esteve filiado por 24 anos. Em nota oficial afirma que “não foi uma decisão simples” e destaca que sua trajetória política continuará sendo “guiada” pelos valores que aprendeu no partido.

A desfiliação marca o fim de uma relação construída desde o início da vida pública do governador, que se referiu ao PSDB como responsável por sua formação política. “Foi neste partido que aprendi a fazer política com seriedade, com responsabilidade fiscal, sensibilidade social e foco na transformação concreta da vida das pessoas”, declarou.

Segundo o próprio Eduardo Leite, a decisão foi motivada pelo atual cenário político: “As circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, exigem novos caminhos”, explicou no comunicado divulgado à imprensa.

A saída do governador ocorre em um momento de reconfiguração interna no PSDB, que discute a possibilidade de fusão com o Podemos. Com a desfiliação de Leite, resta apenas um governador tucano em exercício no país: Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul.

Uma das possibilidades discutidas é que o governador dispute uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul em 2026. A movimentação de Leite também segue uma tendência observada em outros nomes de peso da política brasileira. Em março, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também deixou o PSDB e se filiou ao PSD e na Bahia muitos aliados do atual prefeito e do ex-prefeito da cidade estão debandando.

Mesmo com a mudança, Eduardo Leite reafirma seu compromisso com a política como instrumento de transformação. Em sua nota, ele agradece os companheiros de partido e deixa claro que a separação não significa um rompimento com os princípios que nortearam sua trajetória: “Tenho certeza de que continuaremos caminhando na mesma direção, impulsionados por uma visão de país que valoriza o diálogo, o equilíbrio, a responsabilidade e a justiça social.”

Leia a nota na íntegra:

“Nota aos Tucanos e à Sociedade Brasileira

Depois de 24 anos de filiação ininterrupta ao PSDB — meu único partido até aqui — comunico, com o coração cheio de gratidão, minha desfiliação da legenda.

Não foi uma decisão simples. O PSDB me acolheu ainda jovem, me formou politicamente e me proporcionou viver experiências únicas, que levo comigo com orgulho e responsabilidade. Foi neste partido que aprendi a fazer política com seriedade, com responsabilidade fiscal, sensibilidade social e foco na transformação concreta da vida das pessoas — especialmente daquelas que mais precisam do poder público.

Ao longo dessas mais de duas décadas, estive ao lado de tucanos e tucanas com quem compartilhei sonhos, projetos e lutas. Aprendi com grandes lideranças, e me inspiro até hoje no exemplo de estadistas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cuja visão moderna de gestão pública e compromisso com a democracia marcaram profundamente a minha formação e a minha atuação política.

Minha saída não é um rompimento com esses valores. Ao contrário, sigo guiado por eles.

As circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, exigem novos caminhos. Caminhos que percorro com a mesma convicção de sempre: a de trabalhar por um país mais justo, mais eficiente, mais equilibrado e mais comprometido com o futuro.

Mesmo fora do PSDB, continuo ao lado de todos os tucanos que, como eu, acreditam na política como instrumento de transformação da realidade e na construção de um Brasil melhor. Tenho certeza de que continuaremos caminhando na mesma direção, impulsionados por uma visão de país que valoriza o diálogo, o equilíbrio, a responsabilidade e a justiça social.

Aos amigos e amigas do PSDB, meu muito obrigado por tudo. Levo comigo os princípios, os aprendizados e, acima de tudo, o respeito e a admiração por todos que fizeram e fazem esse partido ser o que é. O tempo que passamos juntos não se desfaz com esta desfiliação: ele permanece como parte da história que seguimos construindo — agora, talvez por caminhos diferentes, mas olhando para o mesmo horizonte. O próprio PSDB vive um novo momento, refletindo sobre seus rumos e discutindo uma possível fusão com o Podemos. Desejo muito sucesso a essa trajetória e a todos os que a integram. Que seja um caminho exitoso, porque o Brasil continuará precisando de todos nós — com nossas ideias, nossa responsabilidade e nosso compromisso com o futuro.

Eduardo Leite
Governador do Estado do Rio Grande do Sul”