Trump chama Nicolás Maduro de “cara violento” em discurso nos EUA

Por Redação 06/01/2026, às 17h10 - Atualizado às 16h42

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou Nicolás Maduro de “um cara violento” durante um discurso realizado nesta terça-feira (6), em Washington.

A declaração foi feita diante de uma plateia formada majoritariamente por congressistas do Partido Republicano, no Kennedy Center. O local teve o nome alterado recentemente para Trump-Kennedy Center, após o presidente indicar aliados para a direção da instituição.

Maduro foi deposto e levado aos Estados Unidos no último sábado (3). Antes de sua saída do poder, o então líder venezuelano costumava aparecer com frequência em eventos públicos e na televisão estatal do país, onde era visto cantando e dançando. Apesar disso, nunca chegou a reproduzir os passos de dança de Trump ao som de “YMCA”, música que tradicionalmente encerra os comícios do presidente americano.

Segundo reportagem publicada no domingo (4), essas aparições públicas de Maduro teriam pesado na decisão de Trump de autorizar a operação de captura em Caracas. De acordo com a publicação, o presidente dos EUA interpretou as danças do venezuelano como uma forma de deboche diante da crise diplomática entre os dois países.

Durante o discurso desta terça-feira, Trump também elogiou a ação militar realizada na Venezuela, classificando a operação como complexa e bem-sucedida.