Vereador Morão é afastado da Câmara após prisão por suspeita de violência doméstica

Por Redação 31/10/2025, às 14h36 - Atualizado às 15h08

O vereador Edivan de Jesus Santos, conhecido como Morão (União Brasil), foi afastado da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, após a aprovação de um pedido de licença médica. A decisão foi tomada por unanimidade, durante sessão realizada na quinta-feira (30).

Com o afastamento, o suplente Mário Sérgio Santos Rocha, conhecido como Sérgio Gordo do Mutum (União Brasil), foi convocado e assumirá o mandato na próxima segunda-feira (3), em sessão ordinária marcada para as 19h.

Em nota, a Câmara informou que o vereador apresentou atestado médico ao solicitar a licença e destacou que a medida tem caráter temporário. O Legislativo também encaminhou ofício à Delegacia Territorial e à Vara Criminal de Santo Antônio de Jesus, pedindo informações sobre o processo judicial para acompanhar o caso e adotar as providências cabíveis.

O parlamentar foi preso no dia 23 de outubro, em Salvador, suspeito de agredir a ex-companheira. Segundo a Polícia Civil, ele foi localizado em uma clínica de saúde mental, no bairro IAPI, onde estava internado. Após o novo registro de violência doméstica, em 11 de outubro, a vítima obteve medida protetiva.

Morão também é investigado por tentativa de feminicídio, em um caso ocorrido em fevereiro deste ano, quando a mesma mulher relatou ter sido agredida com golpes de faca e pedaço de madeira durante uma discussão por ciúmes, no bairro Salgadeira. A Justiça decretou sua prisão preventiva, e o vereador ficou foragido por cerca de 20 dias, sendo preso em 12 de março, em Boipeba, distrito de Cairu.

Transferido para o Conjunto Penal de Valença, ele foi solto em 29 de abril, após decisão judicial que considerou não haver fundamentos para a manutenção da prisão. No início do ano, a Câmara já havia aprovado o afastamento temporário do vereador e divulgado nota repudiando a violência contra a mulher. Em julho, Morão retornou ao cargo e, em discurso no plenário, pediu desculpas públicas às mulheres.

Morão está em seu segundo mandato como vereador em Santo Antônio de Jesus. Ele foi eleito em 2020 com 1.572 votos, inicialmente pelo MDB, e atualmente é filiado ao União Brasil.