Campanha de testagem para ISTs no São João movimenta o Parque de Exposições e revela casos de HIV

Por Redação 20/06/2025, às 07h23 - Atualizado 19/06/2025 às 23h27

No primeiro dia dos festejos juninos no Parque de Exposições, em Salvador, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizou mais de mil testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O balanço divulgado nesta quinta-feira (19) revela que três pessoas testaram positivo para HIV e outras 22 para sífilis. Além dos exames, foram distribuídos preservativos e materiais educativos de prevenção.

A ação faz parte da estrutura de saúde montada para o São João, que também conta com um posto de atendimento de urgência instalado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento, foram realizados 26 atendimentos no local, todos considerados de baixa gravidade.

Além do Parque, outros 12 estandes de testagem foram instalados em cidades que concentram grandes festejos, como Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e Ibicuí. Na capital baiana, o atendimento também está disponível no Pelourinho e em Paripe. A partir desta quinta-feira (20), os serviços começam a funcionar também em Alagoinhas, Irecê e Santo Antônio de Jesus. Na sexta-feira (21), a ação se estende para Camaçari, Itaberaba e Jequié, e, no sábado (22), chega à cidade de Cachoeira.

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, destaca que este ano a operação traz como novidade a oferta da profilaxia pós-exposição (PEP). “Para quem sofreu um acidente com material perfurocortante ou teve uma relação sexual desprotegida, é possível iniciar o tratamento em até 72 horas no próprio posto de testagem”, explicou.

Com capacidade para realizar até mil exames por dia em cada estande, a meta é superar os 50 mil testes realizados em 2023. Naquele ano, os diagnósticos positivos incluíram 209 casos de sífilis, 21 de HIV, 13 de hepatite C e quatro de hepatite B.