
Nesta segunda-feira (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a prisão de, Mahmoud Khalil, estudante palestino de pós-graduação foi a “primeira de muitas”. O estudante ajudou a liderar protestos pró-palestina na Universidade Columbia de Nova Iorque.
Em publicação na rede social “Truth Social”, Trump julgou o jovem como apoiador do terrorismo e ressaltou não tolerar outros que sigam na mesma linha, pois muitos deles não são estudantes, são “agitadores pagos”.
“Esta é a primeira prisão de muitas que virão. Sabemos que há mais estudantes na Columbia e em outras universidades em todo o país que se envolveram em atividades pró-terroristas, antissemitas e antiamericanas, e a administração Trump não tolerará isso. Muitos não são estudantes, são agitadores pagos. Encontraremos, apreenderemos e deportaremos esses simpatizantes terroristas do nosso país – para nunca mais retornarem”, escreveu Trump.
A prisão de Khalil aconteceu no último sábado (8), ele fazia parte da vanguarda de um movimento anti-guerra liderado por estudantes na Universidade Columbia em 2024. Foi preso por autoridades federais que agiram sob ordem do Departamento de Estado.