Tragédia: balão pega fogo e cai durante passeio em Santa Catarina; veja momento

Por Redação 21/06/2025, às 11h08 - Atualizado às 11h15

Um balão tripulado caiu na manhã deste sábado (21), em Praia Grande, no extremo sul de Santa Catarina, após pegar fogo durante o voo. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do estado, ao menos 22 pessoas estavam a bordo no momento do acidente.

Até a atualização mais recente, oito mortes foram confirmadas. Os demais passageiros estão sendo atendidos e avaliados pelas equipes de resgate. As causas do incêndio e da queda ainda estão sob apuração.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o balão em chamas antes de cair. É possível ver o momento em que o cesto com os ocupantes se desprende do envelope (estrutura superior) e despenca.

Em nota oficial divulgada às 9h35, os Bombeiros informaram que seguem mobilizados na operação de resgate. “O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está neste momento atendendo a uma ocorrência de queda de balão no município de Praia Grande. A corporação confirma 4 óbitos no local e informa que as demais vítimas estão sendo atendidas, procuradas e avaliadas por nossas equipes”, informou o comunicado.

Este é o segundo acidente com balões em menos de uma semana. No domingo anterior (15), uma queda envolvendo um balão com 33 pessoas foi registrada na zona rural de Capela do Alto, interior de São Paulo, deixando uma mulher grávida morta e pelo menos dez feridos.

A aeronave havia decolado da cidade vizinha de Boituva, conhecida como polo do balonismo, mas operava de forma irregular. De acordo com a Confederação Brasileira de Balonismo, o balão não fazia parte do campeonato nacional que ocorria na região. A prova oficial do dia, inclusive, havia sido cancelada devido ao mau tempo.

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O piloto, que tinha a licença vencida, foi preso em flagrante. A Polícia Civil investiga o caso como homicídio culposo.