Primeira Superlua do ano surge nesta terça-feira (7)

Por Redação 07/10/2025, às 17h59 - Atualizado às 17h36

O céu de todo o Brasil registra na madrugada desta terça-feira (7) um dos fenômenos astronômicos mais visíveis do ano: a Superlua da Colheita. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esta é a primeira Superlua de 2025. As próximas estão previstas para 5 de novembro e 4 de dezembro.

O evento acontece quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, ponto da órbita em que o satélite está mais próximo da Terra, fazendo com que pareça maior e mais brilhante do que o normal.

De acordo com especialistas, a diferença visual pode chegar a 7% no diâmetro aparente e 14% no brilho, em comparação a uma Lua Cheia comum. O momento exato de maior proximidade foi às 00h47, mas o fenômeno segue perceptível ao longo da noite.

O melhor horário para observação é logo após o pôr do sol, entre 18h e 19h, quando a Lua surge próxima ao horizonte leste. A recomendação é procurar locais abertos e com pouca iluminação artificial, como praças, praias ou mirantes. Ainda neste mês, o calendário astronômico prevê a Lua Minguante em 13 de outubro, a Lua Nova no dia 21 e uma Lua Crescente no dia 29.

O nome “Lua da Colheita” tem origem no hemisfério norte, onde o brilho intenso desse período ajudava agricultores a prolongar o trabalho noturno nas colheitas de outono.