Um incêndio em uma lagoa localizada nas proximidades da Avenida Noide Cerqueira, em Feira de Santana, foi registrado na noite de sábado (22). A fumaça gerada pelo fogo foi vista de diferentes pontos da cidade, causando preocupação entre os moradores.
De acordo com a Prefeitura, as chamas teriam começado em um monte de lixo descartado na região, onde moradores teriam ateado fogo para eliminar os resíduos. O incêndio se alastrou e atingiu a vegetação, sendo intensificado pela queima de pneus presentes no local.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) foram acionadas e trabalharam no controle das chamas. No entanto, enfrentaram dificuldades para acessar algumas áreas do incêndio, pois a vegetação atingida fica dentro da lagoa e é cercada por água, o que dificultou a atuação direta.
Apesar da fumaça intensa, a Prefeitura informou que o fogo não representava risco de propagação para além da área da lagoa, pois a presença da água ajudou a conter as chamas. O incêndio foi controlado pelos bombeiros.
A gestão municipal também destacou que as lagoas são Áreas de Preservação Permanente (APP), o que proíbe construções em um raio de 30 metros a partir da calha. Entretanto, ocupações irregulares têm sido registradas na região, o que, segundo a Prefeitura, contribui para o aumento de incêndios, tanto acidentais quanto provocados.
Este é o segundo incêndio em lagoas da área em um curto período. A administração municipal afirmou que pretende adotar medidas para prevenir novos episódios, mas ainda não detalhou quais ações serão implementadas.