Veterinário explica reação de cavalo que impediu dono de ser atingido por raio no oeste da Bahia

Por Redação 06/01/2026, às 14h34 - Atualizado às 14h27

Em matéria publicada na manhã desta terça-feira (06), o Taktá mostrou imagens que circularam nas redes sociais, em que um homem escapou de ser atingido por um raio enquanto cavalgava na zona rural do município de Angical, no oeste da Bahia.

No vídeo, foi possível notar que o cavalo interrompe a caminhada de forma repentina, como se percebesse algo incomum no ambiente. Logo após, o raio atinge o solo, próximo ao animal e ao condutor.

Em entrevista ao Taktá, o veterinário Marcelo Casais explicou o porquê disso: “Os cavalos são muito sensitivos! Eles são animais de fuga, então todo seu sistema sensorial aguçado é desenvolvido para detectar qualquer tipo de ameaça. Não podemos dizer que ele consegue prever onde um raio irá cair, isso é impossível! Porém, ele pode perceber mudança na atmosfera, no campo eletromagnético de onde uma tempestade está se formando”, destacou Marcelo.

Ainda de acordo com o especialista, alterações energéticas podem ser sentidas pelos animais através da pelagem. “Em situações assim, os pelos da crina e do pescoço podem ficar mais eriçados, indicando uma reação a essa mudança de energia. No vídeo, não é possível afirmar se o cavaleiro puxou a rédea ou se o cavalo travou sozinho, mas não é impossível que o animal tenha percebido o perigo e interrompido o movimento”, concluiu o veterinário.