Líder de tráfico de animais silvestres é preso na Bahia

Por Redação 05/09/2025, às 13h40 - Atualizado às 13h43

A Polícia Civil e a Polícia Militar da Bahia, em uma operação coordenada pelo Ministério Público do estado, prenderam nesta sexta-feira (5) o principal suspeito de liderar um dos maiores esquemas de tráfico de animais silvestres do Brasil. A Operação Fauna Protegida ocorreu em Salvador e em Mascote, no extremo-sul do estado.

Segundo as investigações, o homem, que já atua no crime há mais de 20 anos, comandava uma organização criminosa que vendia centenas, e até milhares, de animais. A especialidade do grupo era o tráfico de aves como estevão, canário e trinca ferro, com exemplares que chegavam a ser vendidos por até R$ 80 mil. Esta foi a primeira vez que o suspeito foi preso por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Na operação, também foram cumpridos mandados de prisão contra um dos principais fornecedores do grupo e quatro mandados de busca e apreensão. Em um dos endereços, dezenas de galos foram encontrados em situação de maus-tratos, criados para rinhas ilegais.

A organização contava com uma estrutura organizada e quatro núcleos distintos, que eram responsáveis pela captura, transporte, movimentação financeira e venda dos animais. Os principais compradores eram de Salvador, que adquiriam os animais para revenda ou ostentação.

A operação está alinhada ao projeto nacional Libertas, que busca fortalecer a atuação dos Ministérios Públicos no combate ao tráfico de fauna silvestre.