VÍDEO: Jerônimo justifica criação da Seponte: “A roupa ficou pequena pra criança”

Por Redação 03/11/2025, às 13h29 - Atualizado às 13h51

Durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo da Bahia (CAB) na manhã desta segunda-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) reforçou que a Ponte Salvador–Itaparica representa muito mais do que uma simples ligação entre as duas margens da Baía de Todos-os-Santos. Ao comentar a criação da nova Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), Jerônimo também nomeou Mateus Dias como o secretário da pasta.

“Eu quero pedir a vocês que a gente não limite este projeto à ponte. Estamos falando de um sistema viário oeste, é um novo vetor de acesso, de desenvolvimento, de transporte e de turismo”, afirmou Jerônimo Segundo ele, a ponte é apenas um dos elementos de um amplo plano de mobilidade e integração regional e por isso o nome -Seponte- não contempla tudo o que a secretaria representa, reforçando diversas vezes em seu discurso durante a coletiva.

O governador também ressaltou que a nova secretaria foi criada para garantir uma gestão eficiente da obra e de suas etapas complementares, como a duplicação de trechos da BA-001 e a construção de uma nova rodovia em Vera Cruz. “Nós não podemos deixar um projeto com essa magnitude apenas com uma superintendência”, explicou Jerônimo o motivo de a Seinfra não ter ficado com o projeto e uma nova secretaria temporária ter sido criada. “A roupa ficou pequena para a criança”, declarou.

Jerônimo explicou ainda que a Seponte tem prazo de validade, funcionando até a conclusão e consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) que será responsável pela administração da ponte. “Será uma secretaria que vai cuidar do sistema viário oeste e garantir a transição para a gestão do consórcio chinês”, completou.