Os estados brasileiros e o Distrito Federal já divulgaram as regras e o calendário de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. Na Bahia, os motoristas poderão optar pelo pagamento antecipado com desconto, parcelamento ou quitação em cota única, conforme informou a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).
De acordo com a pasta, o IPVA 2026 poderá ser pago à vista com desconto de 15% até o dia 10 de fevereiro. As condições de pagamento e a tabela com os valores já estão disponíveis no site da Sefaz-BA.
Assim como nos anos anteriores, também será concedido desconto de 8% para quem optar pelo pagamento em cota única na data de vencimento da primeira parcela do parcelamento. O prazo varia conforme o número final da placa do veículo.
O contribuinte que preferir parcelar poderá dividir o imposto em até cinco vezes, a partir de março, quando vencem as primeiras cotas para veículos com placas de finais 1 e 2. Para aderir ao parcelamento, o valor do imposto deve ser de, no mínimo, R$ 120. Além disso, é obrigatório quitar taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito até o vencimento da quinta parcela.
A Sefaz-BA alerta que o não pagamento da primeira cota implica a perda do direito ao parcelamento em cinco vezes.