Nicolás Maduro aparece algemado em vídeo e segue para tribunal nos Estados Unidos

Por Redação 05/01/2026, às 11h17 - Atualizado às 12h03

Pela primeira vez desde a captura, o ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de 63 anos, aparece algemado em imagens divulgadas nesta segunda-feira (5), enquanto é conduzido sob forte esquema de segurança para o tribunal federal em Manhattan, nos Estados Unidos.

O vídeo mostra o ex-presidente venezuelano escoltado por agentes armados e cercado por veículos oficiais, e depois seguindo para um helicóptero.

O vídeo mostra o momento em que Maduro, alegamdo e vestido com roupa prisional, é escolatado perto da ex-primeira dama, Cilia Flores, por gentes fortemente armados, saíndo de vaículos oficiais e seguindo até um helicóptero, em um deslocamento do protocolo que antecede a primeira audiência judicial.

A sessão da primeira audiência está marcada para as 12h e integra os trâmites iniciais do processo, no qual ele responde a acusações de narcoterrorismo e outros crimes federais.

Maduro e Cilia Flores, foram capturados e presos no último sábado (3), após uma operação militar conduzida pelas forças dos Estados Unidos em Caracas, o casal foi levado para Nova York.

Segundo a imprensa americana, ambos devem se declarar inocentes nesta primeira audiência, o que pode resultar na manutenção da prisão preventiva até o julgamento, ainda sem data definida.

A condução do ex-presidente venezuelano à Justiça americana ocorre em meio a fortes críticas de especialistas em direito internacional, que questionam a legalidade da operação.

E também do julgamento, de um ex-presidente venezuelando ocorrendo em solo americano e com a aplicação da legislação dos Estados Unidos, sem levar em conta regras internacionais, e a constituição dos países.

A ação também gera incertezas sobre o futuro político da Venezuela, uma das maiores produtoras de petróleo do mundo. Nesta segunda-feira (5), também é esperado a reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU.